Procastinação: Como aumentar seu Rendimento

1 107

 Eu estava querendo escrever um novo texto, mas convenhamos, não é nada fácil. Principalmente quando você pode falar um pouco do que você vive. Na verdade, ninguém gosta de falar de si e muitos tem facilidade de falar de algum amigo, mas quando o assunto é pessoal, aí sim, vira problema. Escrever de assuntos relacionados a personalidade e comportamento requer muita coragem, porque no fundo posso falar de mim, e você pode se identificar ou identificar alguém próximo. Objetivo aqui é declarar uma dificuldade enfrentada por muitas pessoas, na qual eu me identifico e mantenho um exercício diário pra que isto não me vença. Como assim? Você nunca ouviu falar sobre PROCRASTINAÇÃO? Bem, palavra bonita, né? mas, nem tão bela. Aqui, vou descrever sempre em linguagem coloquial (fácil de entender) como se fosse uma conversa e lógico, espero que você deixe um recadinho nos comentários.

Pra chegar a este tem, fui buscar uma resposta para um mau comportamento que eu me identificava, a PROCRASTINAÇÃO, por definição é o “diferimento ou adiamento de uma ação” (Salve a Wikipedia!!!) . Para a pessoa que está a procrastinar, isso resulta em stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com as suas responsabilidades e compromissos. Em outras palavras uma PREGUIÇA CONSCIENTE, do momento que “já vou fazer’, “aguarde”, “ah! ainda falta um tempo”, “ainda tenho um prazo…” Parece até brincadeira, mas é serio. Muitos estudiosos consideram esse comportamento NORMAL, não sei onde, mas de NORMAL não tem NADA. Aprendi que, tudo que é em excesso faz mal, prejudica, seja qual for o excesso. Neste momento você deve estar identificando esse comportamento em você ou em alguém, mas não faz mal. Leia até o final que tenho dicas que me ajudaram e me ajudam até e que resolvi compartilhar. Nada aqui é inédito, pois muitas pessoas já escreveram sobre esse tema, então se pesquisar mais um pouco o Google da Vida ajuda.

Prometi neste tem como aumentar o seu rendimento, mas entenda, eu não vou aumentar o teu rendimento e muito menos te motivar a isto. Você é totalmente responsável por este detalhe na tua vida, não me dê mais esta responsabilidade. Daí você precisa concentrar-se em uma atividade ou tarefa de qualquer lugar, da faculdade, da igreja, do trabalho e não consegue.

Vamos de primeira dica:
1. EVITE INTERRUPÇÕES: Desligue o celular e ponha bem longe de você (isso pode funcionar pra alguns), no meu caso como trabalho com mídias sociais, o silencioso resolve, feche a porta do quarto ou da sua sala e avise a todos que está ocupado. Arme o jogo para você ganhar e tire de perto todas as distrações possíveis e imagináveis. Que disse, que é fácil? Pois é, não vai ser, mas não custa nada tentar.

2.CRIE PRAZOS: Ponha um prazo em todas as suas tarefas importantes e tenha essa informação sempre na sua frente. Escreva em um papel e cole no seu computador ou na geladeira. Olhe para os prazos todos os dias, religiosamente. Uaaau… Essa dica vale OURO! Acho que vou cobrar por ela… Isto funciona, mantenho um caderno de tarefas com todas as anotações de tudo que devo fazer e não esquecer, e pra quem não sabe, sou secretaria executiva, então imagina só organizar a minha vida e a do meu executivo?

3. CRIE RECOMPENSAS: Eita! Parece que esta chegando a fase booa… quem não gosta de ser recompensado? Se manipulado com inteligência e consciente  é um excelente jeito de terminar as coisas que você começou. Se prometa alguma coisa – um café – e depois cumpra!

4. TRABALHE COM NÃO PROCRASTINADORES: Tá! Isso não está escrito na testa. Mas identifique alguém mais chato que você, to brincando. Na verdade, o melhor é trocar feedbacks com seu executivo, daí novas ideias vão surgir e quando você perceber já foi. Produtividade a mil!

5. FAÇA A PIOR COISA PRIMEIRO: Sempre temos o hábito de fugir das coisas ruins desde crianças, só queremos o remédio doce, porque o amargo o próprio nome já diz. No mundo corporativo não é diferente temos tarefas inadiáveis e detestáveis de resolver. O certo é nada de lista de tarefas longas, com métodos complexos e luxuosos. Quando acorda escolha uma tarefa e caia de cabeça nela até resolver. O que você tem procrastinado demais ultimamente? Pegue ela primeiro e desenvolva, resolva. A sensação realização é a melhor que você vai sentir no resto da sua vida.

6. UMA COISA DE CADA VEZ: A velha mania de querer abraçar o mundo com as pernas ou dar um passo maior que as pernas. Não somos super máquinas e se fossemos, creio que já estaria no prego (risos), nem as máquinas fazem suas atividades feito loucas, sempre há um padrão um começo, um meio e um fim (foi até bíblico isso) mas todo processo é nesse método. Agora, quanto mais você pensa mais desesperado você fica. Anote, eu papel o seu projeto mais importante, aquele que você precisa fazer pra ontem. Se concentre nele e apenas nele. Nada de multitarefar, nada de fingir que é super homem.

Justos e combinados? Essas são as dicas que me ajudam. Espero que ajude a vocês a serem mais produtivos.

Até o próximo post.

Camila dos S. Barbosa
Discente de Bacharel em Secretariado Executivo – UNIFAP
Comunicação Oficial AD PIONEIRA
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1221338039909239
camilabarbosaap@gmail.com

Comentários
Carregando...

Receba Informações e Notícias no seu E-mail!

Assine nosso Boletim Informativo, e receba as informações, Notícias, Artigos e Promoções diretamente no seu e-mail.

Esta informação não será compartilhada com terceiros