O que é a adolescência?

A adolescência é um período de mudanças, ocasionadas por sua especial sinergia de fatores biológicos, psíquicos, sociais e culturais. Nesta fase, o jovem se vê em meio a novas relações com a família, o meio em que vive, consigo mesmo e com os outros adolescentes. É nesse período da vida que ocorre a transição de um estado de dependência para outro de relativa independência.

Sendo a adolescência um processo de desenvolvimento biopsicossocial e espiritual, pode ser marcado por crises, dificuldades, mal-estar e angústia. Ao abandonar a condição infantil e buscar o ingresso no mundo adulto, o adolescente sofre acréscimos em seu rendimento psíquico. O intelecto, por exemplo, apresenta maior eficácia, rapidez e elaborações mais complexas, havendo acréscimo no seu desempenho global.

Dessa forma, o adolescente pode formar condições de altivez e independência da experiência dos mais velhos. Achando que podem tudo, os adolescentes se rebelam e começam a elaborar valores inusitados, muitas vezes contrários aos até então tidos como corretos.

Josias Fonseca (Psicólogo)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui