27 C
Macapá, AP
sábado, dezembro 16, 2017

A IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS – PIONEIRA tem sua sede situada no Município de Macapá- Amapá. É uma instituição composta por aproximadamente 200 templos e a uma soma de quase 50 mil membros e congregados no Estado do Amapá.

O movimento assembleiano iniciou-se através do Movimento Pentecostal Moderno dentro do protestantismo americano, no início do século XX, exatamente em 1901, na cidade de Topeka, Kansas/EUA, sob a liderança de um ex-pastor metodista chamado Charles Fox Parham, e logo o pastor William Joseph Seymor em Houston, Texas/EUA, afirmou as colocações de Fox sobre o batismo do Espírito Santo em 1906 em Los Angeles. Foi em um imóvel alugado à Rua Azusa, n. 312, zona norte de Los Angeles, onde se celebrou o primeiro culto. Era 14 de abril. Os historiadores elegeram este momento como marco inicial e cenário histórico do nascimento do Movimento Pentecostal Moderno.

No Brasil, o movimento pentecostal foi trazido pelos suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, onde partiram de navio em 1910 de Nova York para o Brasil, chegando em Belém do Pará. Fundando exatamente em 18 de Junho de 1911 a Assembleia de Deus.

No Amapá, em 26 de Junho de 1917, o missionário Clímaco Bueno Aza chega no município de Macapá, onde em 27 de Junho de 1917, fundou a Assembleia de Deus, instituição está que continua marcando sua história com evangelização e serviços sociais a toda a comunidade amapaense.